Reeducação Alimentar - Início sem fim!
Sempre comento, quem inicia a reeducação alimentar, nunca mais para, porque a cada dia aprendemos uma dica nova para deixar nossa saúde 100% e sentimos tanto os benefícios, que ninguém quer voltar a comer de maneira "ruim". E depois que aprendemos a comer direitinho, não tem aquela história de voltar aos antigos hábitos, é projeto saudável para a vida toda!
Por isso, nos próximos dias vou postar novamente as dicas que já conversamos em posts anteriores. Vai valer muito apena, principalmente para você fazer uma auto avaliação, e verificar: aonde preciso melhorar? E onde devo continuar?
1º Passo - Água
Sempre é tempo para iniciar a reeducação alimentar, não depende de estação, dia... Vamos melhorar os nossos hábitos alimentares, hoje? Por isso, resolvi dividir novamente as experiências dos passos para uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! E que desta vez seja para a vida toda.
Os erros à mesa devem ser deixados de lado aos poucos e os bons hábitos adquiridos gradativamente. Ou seja, virar o cardápio do avesso e tentar mudar tudo de uma vez é o mesmo que entrar numa guerra para perder. O grande pulo-do-gato é: fazer uma mudança por vez. Só depois que a primeira modificação virar hábito, você parte para o próximo desafio.
Mas, se escorregar, não desanime. Tente novamente e vá em frente.
O primeiro passo: ÁGUA!
Parece super simples, não é mesmo? Mas muitas pessoas esquecem-se de tomar esse líquido tão precioso. Então, essa semana você vai fazer de tudo para adequar o consumo para 6 à 8 copos de água ou pode ser o método da garrafinha, para ter controle de quantos litros você tomou (o ideal é de 3 à 4 garrafinhas de 500ml). Se você não tem o hábito de tomar água, o ideal é começar devagar, um dia você coloca como meta 1 garrafinha, outro dia 1 1/2 garrafinha e assim vai, até chegarmos na próxima semana com outra meta!
Ahhhh, lembrando que a água auxilia no bom funcionamento do organismo, ou seja, intestino funciona melhor, pele e cabelo mais bonitos!
2º Passo – Comece já
"Não espere o melhor dia para começar uma reeducação alimentar. O melhor dia só chega depois do início".
Toda mudança é difícil, principalmente quando estamos falando em mudar hábitos alimentares. Mas não é impossível, precisamos ter muita disciplina e determinação para alcançar as nossas metas.
Muitas pessoas escolhem métodos rápidos de emagrecimento apenas para alcançar sua meta, mas não houve qualquer mudança nos seus hábitos. E o que acontece? Logo retoma aos velhos hábitos, e começa a engordar (efeito sanfona). Simplesmente porque foi uma mudança momentânea.
E o que está faltando para começar a mudança? E lembre-se o profissional nutricionista está apto para lhe orientar em escolhas saudáveis! Mas o sucesso vai depender 95% de você!
3º Passo – Devagar e sempre
Não tente emagrecer muitos quilos de uma única vez. Geralmente damos pouco valor para aquilo que vem rápido.
A maneira mais saudável de emagrecer é seguir uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ou seja, precisamos de MODERAÇÃO X VARIEDADE X QUALIDADE nas nossas escolhas!
4º Passo – Nunca Desista
Hoje vamos falar sobre o 4 Passo? NÃO DESISTA, JAMAIS!
Um quilo a mais que você ganhou durante a dieta não quer dizer que você fracassou. Quer dizer que você tem trabalho pela frente.
Não desista no primeiro obstáculo, a qualquer momento é válido para recomeçar! Pense o quanto você vai estar feliz e saudável quando atingir sua meta! Vamos lá!
Nessa época do ano, o que mais escuto no consultório "estou desesperada, preciso perder peso, me passa uma "dieta bem rigorosa". Mas não é assim que funciona, para se ter resultados, você precisa COMER! Sim, isso mesmo! Não adiante ficar pensando em dietas de 500 kcal, dieta da proteína, dieta da princesa, etc. Está na hora de você pensar em alimentação saudável de forma equilibrada. E lembrar que o resultado virá aos poucos, conforme os seus cuidados e com certeza você conseguirá manter, que é o mais importante.
Outro item, não adianta achar que em uma semana de academia e de alimentação saudável o seu corpo já vai mudar, que você conseguirá fazer todos os exercícios sem ficar exausta. Lembre-se, você levou uma vida inteira para construir o corpo que tem hoje e levará certo tempo até que construa o corpo e a saúde que deseja. O importante é começar de forma correta e eficaz, nutrir de dentro para fora. E o mais importante, não se prepare apenas para este verão, prepare-se para todos os verões que estão por vir.
5º Passo - Exercícios
O novo hábito a ser inserido na sua rotina é:
MEXER O SEU CORPITCHO!
Pra manter esse corpitcho bacana, acho até que vou virar marombeira, corro o calçadão de Copacabana, de segunda a sexta-feira - música Maria Rita.
Lembrando que você deve realizar alguns exames antes de iniciar a sua atividade física, então procure seu médico para fazer uma avaliação. Fez o seu checkup e está liberada? Comece JÁ a procurar uma atividade que lhe agrade!
Pode ser caminhada, corrida, pular corda, musculação, jump, boxe, muay thai, yoga, pilates, andar de bicicleta, capoeira... Bom não importa a modalidade, mas sim fazer AQUILO que lhe dá prazer....faça o que você gosta e não porque a vizinha ou a atriz falou que é legal...
Escolheu? Então o próximo item é: você está muito tempo parado? Comece praticando pelo menos 3 x na semana com duração de 30 à 40 min. E depois vá aumentando para mais vezes na semana até chegar à 60 minutos.
Também é importante você procurar o auxílio de um preparador físico, para maiores orientações da frequência, alongamento, aquecimento, etc.
OUTRAS DICAS:
Joinville chove muito certo? Mas não é desculpa para não praticar atividade física, se não dá para caminhar, você pode pular corda, certo?
Conheci 2 senhoras que emagreceram quase 30kg com reeducação alimentar e caminhadas diárias, (quando estava chovendo sabe o que elas faziam? Guarda-chuva e boa vontade);
O que mais escuto no consultório? Não tenho tempo para atividade física! OI? Como assim, precisamos ajustar melhor nossos horários: acorde 30 minutos antes...quem sabe ajude, ou que tal no horário do almoço (para aqueles que tem 1h30 de duração);
Mora em apartamento? Que tal subir as escadas ao invés de usar o elevador?
Não esqueça a hidratação durante a atividade física;
E nunca pratique exercícios em jejum, faça sempre uma refeição completa 1 hora antes ou lanche leve pelo menos 30 minutos antes.
6º Passo – Alimentos Integrais
Vamos acrescentar os ALIMENTOS INTEGRAIS!!!!!
As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade.
Comece trocando o pão branco pelo integral, ou com centeio ou de aveia.
Depois, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Acrescente grãos (soja, grão-de-bico) nas saladas;
Acrescente 1x ao dia 1 a 2 colheres (sopa) de Farinha de Linhaça ou Farelo de Aveia: no iogurte, vitaminas, frutas picadas, sopas ou no feijão.
7º Passo – Alimentos são amigos
Vamos dar mais um passo para as pequenas mudanças?
O nosso sétimo passo é: trate os alimentos como "amigos". Valorize o que eles têm de melhor e evite os que não prestam.
Esses passos estou adaptando do livro da Lucila Diniz "O Prazer de Viver Light", quem não leu, vale a pena. Ela na verdade titulou como os "10 mandamentos para se manter magra".
8º Passo – Prato Colorido
Vocês estão conseguindo mudar os hábitos?? Quer me contar a sua experiência? Envia um email para blografanutri@gmail.com E hoje vamos colocar como meta:
PRATO COLORIDO
E esse colorido vai ser principalmente das HORTALIÇAS, sejam elas verduras, legumes, folhosos...
Um prato com muitas verdurinhas antes das principais refeições (almoço e jantar) vai ajudar você a controlar o tamanho da porção dos outros alimentos. Isso quer dizer você vai ECONOMIZAR CALORIAS e o melhor de tudo não vai passar fome. Porque as hortaliças em geral possuem muita fibra..e vocês já sabem que alimentos ricos em fibra aumentam a nossa sensação de saciedade e são alimentos com poucas calorias.
E prato colorido é sinal de que está ingerindo os famosos reguladores, ou seja, vitaminas e sais mineiras, esses são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo!!!
Na próxima ida ao supermercado passe mais tempo no setor HORTIFRUTI. Escolha tomate, cenoura, abobrinha, rúcula, repolho roxo, pimentão amarelo ...
Ah, mas vocês podem estar se perguntando, "e como faz com quem NÃO AMA verdura"?
É complicado, mas sempre é hora de aprender a comer coisinhas novas, certo? Comece introduzindo no feijão (chuchu, beterraba), faça uma torta salgada e coloque legumes ralados, faça suco de fruta com verdura (laranja + cenoura; couve + maracujá). E muitas pessoas não tem o hábito de comer porque não as encontram à mesa, que tal começar a preparar 2 a 3 tipos por dia?
Eu não lembro se já dei essa dica aqui, mas sempre é bom lembrar. Quer uma dica para ter sempre folhosos fresquinhos? Ao chegar do supermercado lave e higienize as folhas e seque bem, você pode usar uma secadora de folhas (vale a pena o investimento), depois pegue um pote e coloque algumas folhas de papel toalha ou guardanapo e intercale com as folhas, pronto você vai ter suas folhinhas verdinhas e fresquinhas para a semana.
Para reforçar a nossa meta do prato colorido!!
Faça dois pratos! Muita calma nessa hora, a dica é: o primeiro, composto apenas por salada variada e colorida!
E o segundo prato composto por outros grupos (1 tipo de carboidrato + 1 tipo de proteína + Feijão).
A salada ajuda a reduzir e a controlar a fome. Depois do primeiro prato, você se sente mais saciada. Portanto, a tendência é de que a montagem do segundo seja mais controlada.
9º Passo - Evolução
Hoje vamos fazer um exame de consciência?
Faça uma lista com todas as etapas que você já conseguiu passar e anote quais você realmente adotou para a sua rotina e quais você ainda precisa melhorar.
E ai, como está esse processo?
10º Passo - Oleaginosas
Acrescente 1 porção de oleaginosas ao dia ou 3 vezes na semana.
Exemplos de porções:
2 Castanha-do-Pará OU
2 Nozes OU
7 Castanha de caju OU
7 amêndoas OU
5 avelãs OU
Esses alimentos são fontes de vitaminas, sais minerais e ômega3.
11º Passo – Diminuir o sal
Já se passaram alguns dias que estamos falando sobre reeducação alimentar! Quero saber você já está habituado a tomar água? Comer devagar? Já está comendo 3 a 4 porções de frutas/dia? Verduras já fazem parte do seu almoço e jantar? E produtos integrais? Já diminuiu o consumo de gordura e doce? Se ainda não conseguiu tudo isso, ainda temos alguns degraus. Lembre-se, se você não conseguiu finalizar alguma etapa, volte, até conseguir concluir e depois continue, porque nossa regra é DEVAGAR E PARA SEMPRE!!!!
Você deverá diminuir a quantidade de sal nas preparações dos alimentos e retirar o saleiro da mesa. Nada de ficar acrescentando mais sal à comida! E cuidado ao temperar a salada, não carregue nesse tempero, opte por limão, vinagre, aceto balsâmico e azeite de oliva.
Para diminuir o sal sem perceber, abuse de temperos como ervas frescas ou secas (alecrim, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão), alho, cebola.
Evite usar temperos/caldos prontos, pois esses produtos possuem uma grande quantidade de sódio!
Já falamos sobre o uso do gersal.
12º Passo – Menos Gordura
Esse nosso passo é: MENOS GORDURA
Vamos evitar as gorduras saturadas e trans, que estão presentes e muitos alimentos industrializados (salgadinhos, batata frita, sorvete, bolachas recheadas). Reserve para no máximo uma vez na semana em uma refeição e ainda corte a porção pela metade.
Em casa, mude a forma de preparo, prefira preparações grelhadas ou assadas, retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.
Nós precisamos de GORDURA, mas aquelas que fazem bem ao nosso corpo, como exemplo:
Aquelas presentes na linhaça, salmão, sardinha, atum, azeite de oliva, oleaginosas, abacate, chocolate amargo, mas mesmo essas que fazem bem precisamos comer com moderação!
13º Passo – Reduzir o Doce
Esse passo acho que vai ser um pouco difícil, principalmente para as FORMIGUINHAS de plantão...vocês já devem imaginar o que vem por ai, não??
Isso mesmo, vamos reduzir o consumo de DOCES!!!!! Seja qual for o tipo (refrigerante, balas, biscoitos, bolos, sobremesas, milkshakes, chocolates, etc).
Vamos reservar para no máximo 1 vez na semana, e apenas 1 porção pequenina, ok?
Daqui a pouco vocês vão ver/ler o porquê!
Mas se você já adquiriu o hábito de beber água e comer frutas, com certeza vai ficar mais fácil de seguir essa etapa!!! Pois você já está mudando o seu corpo, e ele não vai ficar pedindo por doce com tanta frequência!
Escuto repetidas vezes no consultório: "Segunda quando vou me pesar na academia levo um susto!!! Aumentei 1, 2kg"...e sabe o que pode estar acontecendo? Final de semana você pode ter exagerado nas porções dos docinhos...
Espia só, porções que vão acrescentar 150 calorias...
1 bombom alpino
1 fatia de bolo de cenoura (SEM COBERTURA, imagina com...)
4 unidades de brigadeiro de festa
2 colheres de sopa de Mousse de maracujá
1 paçoca de amendoim
2 unidades de pêssego em calda
1 fatia de pudim de leite condensado
1 bola grande de sorvete de chocolate
1 unidade pequena de rabanada
1 fatia pequena de torta de limão
E agora, fez as contas? Normalmente, você come quanto de doce durante a semana e final de semana????
Por isso, lá em cima, comentei MODERAÇÃO, E repito: reserve apenas 1 dia da semana e 1 porção para degustar o seu docinho predileto!!!!
Anota aí!
Quando for preparar uma receita de doce, troque os ingredientes, opte por aqueles com menor teor de gordura, açúcar (leite desnatado, margarina light);
Acrescente uma maçã ralada na preparação, e assim você poderá diminuir a quantidade de gordura da receita, sem prejudicar o resultado final;
Acrescente aveia para deixar mais nutritivo;
Quando for em aniversário, lembre-se de comer antes de sair de casa, assim você não estará morrendo de fome na festinha e vai conseguir ficar na linha...
14º Passo – Manter o peso
O nosso 14 Passo é para aquelas que já chegaram em seu objetivo...e agora o grande desafio é MANTER O PESO!!!!!
Então pense assim: "Manter o peso é como levar adiante um casamento. Fuja da rotina e use a criatividade. Esse é o seu desafio"
Recebi esse email do Pharol RH e acho que encaixa bem essa parte do texto:
Pouco importa as probabilidades contrárias, não interessa se as barreiras parecem intransponíveis, a fé verdadeira sempre nos diz que há uma maneira. A espada pode ser um bisturi nas mãos de um médico naquela cirurgia delicada ou um microfone nas mãos do líder que precisa passar motivação. A armadura pode ser a paciência com alguém que você ama que está em desequilíbrio, ou aquela ideia altruísta de ser instrumento do bem que se tornou uma atitude inquebrantável. Acredito piamente que o sucesso é conseguido por pessoas simples, mas que possuem uma extraordinária determinação. Esta entrega não é fácil, mas nenhuma grande realização é. Nossa orientação hoje é: Intensifique a sua força mais poderosa.- A FÉ.
15º Passo - Fruta
Vamos adicionar mais um Passo para a nossa Reeducação Alimentar? E o tópico da vez é:
FRUTA!!!!
A nossa meta para essa semana vai ser DELICIOSA, vamos precisar adequar o consumo para 3 a 4 porções por dia. Comece a criar o hábito se levar 2 frutas para o trabalho, vai fazer muita diferença!!!! Acredite!
Dica da Nutri:
1) Variedade!!! Escolhendo frutas diferentes você vai ter um aporte de vitaminas e sais minerais, e o melhor de tudo? Você vai estar cuidando da sua imunidade, previnindo doenças e o retardando o envelhecimento.
Hmm já está dando vontade de comer uma fruta!!!!!
Como usá-las:
1) Sobremesa;
2) Suco; (lembrando que se você coar vai perder fibra. E cuidado, seu suco poderá ficar calórico, caso você coloque mais que uma porção de fruta e acrescente açúcar);
3) Acompanhar uma salada de folhas verdes (exemplo manga + rúcula);
Porções de 50 calorias (aproximadamente):
1/4 de unidade de Abacate
1 fatia média de abacaxi
5 unidades de ameixa seca
1/2 banana-nanica
1 banana ouro ou prata
1 goiaba
1 kiwi
1 laranja-pêra
1/2 mamão papaya
1 fatia grossa de melão
1 fatia média de melancia
8 morangos
1/2 manga pequena
1 pera
10 bagos de uva
Como distribuir s 3 - 4 porções no seu dia:
1 porção no café da manhã;
1 porção no lanche da manhã;
1 porção no almoço (suco ou sobremesa)
1 porção no lanche da tarde ou na ceia
Escolha frutas da época são mais baratas e nutritivas!
16º Passo - Mastigação
E hoje vamos para o nosso 16º Passo: MASTIGAÇÃO!!!
MASTIGUE, MASTIGUE, MASTIGUE pois, a saciedade tem a ver com o tempo que levamos para comer. A partir de 20 minutos de mastigação, o cérebro começa a receber mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar a refeição antes desse tempo, vai querer repetir o prato.
A dica é: a cada garfada, descanse os talheres ao lado do prato enquanto mastiga. E lembre-se mastigar bem os alimentos e comer devagar melhora a digestão e conseguimos controlar a quantidade das porções.
Comer devagar e mastigar bem os alimentos são exercícios diários, sempre escuto "não tenho tempo para almoçar/jantar", temos que arrumar esse tempinho. E nada de comer assistindo TV ou na frente do computador, pois isso lhe deixará distraído e com certeza você vai exagerar.
17º Passo – Comer de 3 em 3 horas
Não teremos pressa, vamos fazer tudo no seu tempo, porque as vezes para uma pessoa o item tomar água é tranquilo, mas a outra meta por exemplo diminuir doces é mais difícil e assim vice-versa...O que importa é realmente você tentar e mudar seus hábitos!!
Vamos ao penúltimo PASSO?
Precisamos aprender a fazer mais refeições ao dia e em menor quantidade! Não vale ficar pulando as refeições, lembre-se você deve comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo.
Mas não pense que você pode comer qualquer coisa, viu?! Para ajudar aqui vai um exemplo de cardápio de um dia, esse exemplo é para quem quer perder peso, pois possui poucas calorias, mas lembrando que você deve consultar um profissional nutricionista para adequar os nutrientes e quantidades para o organismo.
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo (200ml) de café com leite desnatado sem açúcar
1 fatia de pão integral com queijo branco
1 fruta polvilhada com canela e farelo de aveia
LANCHE DA MANHÃ
3 unidades de ameixa preta sem caroço
2 damascos secos
2 castanhas-do-Brasil
ALMOÇO
1/2 prato de salada variada e colorida
½ concha de feijão
4 colheres de sopa de arroz integral
1 filé de frango grelhado acebolado
LANCHE DA TARDE
1 pote de salada de fruta com 2 colheres (sopa) de granola
1 pote de iogurte sem lactose ou desnatado
JANTAR
3 xicaras de chá de alface em tirinhas
4 colheres de sopa de cenoura ralada crua
4 colheres de sopa de quinoa em grãos cozida
4 colheres de sopa de carne moída
CEIA
1 xícara de chá de erva-doce
18º Passo
E como está esse exame de consciência? Já conseguiram colocar todos os passos em prática? Espero que sim!
E no nosso 18º passo a dica é: VARIEDADE, MODERAÇÃO, FOCO e DETERMINAÇÃO! Devemos tentar elaborar uma alimentação saudável que contenha fontes de bons carboidratos (integrais e com baixo índice glicêmico), proteínas magras, gorduras do bem (azeite de oliva, abacate, óleo de peixe, oleaginosas), fibras, vitaminas e minerais, em quantidades equilibradas.