Sopa caseira de Legumes
200g de músculo picado em cubos
1 cebola, 2 dentes de alho
4 colheres de azeite
3 batatas médias
2 cenouras
1 chuchu
1 mandioquinha
2 colheres de sopa de extrato de tomate
250g de macarrão do tipo “conchinha”
folhas de escarola rasgadas em pedaços pequenos
Aproximadamente 4 l de água fervente
Descasque os legumes e corte-os em cubos pequenos, retirando aparas.
Não dispense as aparas de legumes, nada vai ser jogado fora, apenas reserve-as em um outro recipiente.
Tudo deve ser cortado com bastante capricho, tomando o cuidado de manter os cubos do mesmo tamanho.
Esse tipo de corte vai te proporcionar o mesmo tempo de cozimento dos legumes e como resultado, o mesmo ponto em todos eles.
Assim que fizer os cortes, separe os legumes por tipo, em pequenas cumbucas.
Aqueça o azeite numa panela grande e leve a carne para dourar. Não é necessário ficar mexendo a carne, mas faça com que todos os pedaços fiquem dourados.
Assim que estiverem dourados, acrescente o alho e a cebola, para dourarem também. Preste muita atenção, pois alho em óleo quente tende a queimar. Se precisar, abaixe ou retire a panela do fogo, para que o alho não queime. A cebola deve ser refogada até obter o mesmo dourado da carne.
Acrescente a água fervente e, nesse momento, inclua as aparas dos legumes para cozinhar, até que fiquem bem moles. Quando estiverem cozidos, retire os pedaços de carne, reserve-os e leve o caldo e as aparas de legumes cozidas para o liquidificador. Bata bem, até virar um caldo grosso e uniforme.
Volte o caldo para o fogo com a carne (que demora um pouco mais para cozinhar). Vocês vão perceber que a mistura fica um pouco esverdeada, por isso, acrescente o extrato de tomate para dar uma cor mais alaranjada ou avermelhada à sopa. Se vocês preferirem, o extrato de tomate é dispensável.
Acrescentar um tipo de legume por vez, de acordo com o tempo de cozimento de cada um.
Então obedeça à seguinte ordem:
Coloque as cenouras para cozinhar com o caldo batido (e fervente) e a carne. Deixe ferver por 5 min. Inclua as batatas e espere mais 5 min. Acrescente a mandioquinha. Mais 5 min. Por último, coloque o chuchu junto com o macarrão. Mexa com bastante cuidado – não amasse os legumes contra a panela – mas também não deixe o macarrão grudar no fundo. E espere os últimos 5 minutos.
Esse tempo pode variar de acordo com o tamanho dos cubos que você cortou. Por isso, é sempre bom dar uma conferidinha no ponto que você quer… Com os cubinhos bem pequenos, cozinha bem rápido.
Acrescente, por fim, a escarola rasgada (a quantidade é a gosto), desligue o fogo e tampe a panela.
Sirva imediatamente. Se gostar, coloque queijo ralado e pimenta do reino para finalizar.
Pão para acompanhar.
Rapidamente você vai sentir o coração se aquecendo e um gosto de casa de vó.